Região cubana inspira-se em Bragança para se reestruturar

PUB.

Ter, 17/05/2011 - 11:23


O município de Bragança está a servir de modelo para a reestruturação da região de Baracoa, em Cuba. Uma delegação deste país da América Latina esteve no concelho de Bragança para conhecer os projectos que estão a ser desenvolvidos em diversas áreas.

A estrutura dos serviços municipais e a organização do mundo rural são algumas das áreas que interessam à comitiva cubana.

“Para nós foi muito importante o conhecimento que levamos, desde a preservação das bibliotecas, dos museus, do património. Nisso, vocês são muito bons”, refere Amado Pérez. Já Maria Hernández sublinha o “intercâmbio de experiências de histórias e arqueologia, a arquitectura e outras questões como a gastronomia”.

Bragança aceitou o desafio da embaixada de Cuba para partilhar experiências com este país que pretende transferir competências do poder central para as regiões.

A aposta num modelo de governação mais aberto levou a embaixada de Cuba a pedir a alguns municípios portugueses para receberem delegações deste país americano que querem conhecer novas realidades para implementarem no seu país de origem.

Durante esta visita ao município de Bragança, a comitiva cubana também mostrou a sua cultura e a sua identidade nomeadamente através da gastronomia e espectáculos musicais.

Escrito por Brigantia