Red Burros Fly In atrai milhares de visitantes

PUB.

Seg, 30/07/2012 - 12:41


Perto de quatro mil pessoas passaram no sábado pelo Aeródromo de Mogadouro para assistirem à III edição do Red Burros Fly In, o festival aéreo que reuniu os melhores acrobatas de Portugal e Espanha.

Este ano as inscrições passaram a centena de pilotos.
Moraes Machado, presidente do Município de Mogadouro, garante que os 20 mil euros investidos pela autarquia no evento justificam os visitantes que o evento traz à localidade:
“É um gosto que temos porque vemos que os cerca de 20 mil euros que gastamos nesta edição são largamente compensados com o número de visitantes que temos”.
Os apreciadores do festival aéreo vieram de vários pontos do país. O espectáculo chama a atenção não só pelas acrobacias mas pelo facto de juntar outras iniciativas como o passeio de burros. Fernando Fidalgo veio de Lisboa para assistir ao Red Burros Fly In:
“É a primeira vez que venho a Mogadouro. Vim com a minha esposa conhecer a zona que não conhecíamos. Acrobacias já tinha visto mas nunca esta mistura do festival com o passeio de burros”.
Marco Rodrigues, piloto acrobata, garante que vale a pena vir a Mogadouro:
“Esta é uma iniciativa mas bem organizada e temos muito gosto em estar cá todos os anos”.
As máquinas voadoras coloriram o céu de Mogadouro e encantaram os milhares de visitantes apesar de alguns pensarem no perigo que será pilotar as aeronaves. Mas, Luís Garção, o piloto acrobata mais antigo de Portugal, assegura que é um desporto seguro:
“Não tem perigo nenhum se o que fizermos for treinado antes. Eu faço isto há 20 anos e até agora nem uma mazela. Perigoso é andar de carro ou bicicleta. Desde que façamos as acrobacias a altitudes seguras e com instrutores que saibam o que estão a fazer. Nós aprendemos e depois começamos progressivamente a fazer as manobras a altitudes mais baixas”.
No Red Burros Fly In Moraes Machado, presidente do município de Mogadouro, fez saber que o município está a realizar um curso de formação destinado a mogadourenses que vão trabalhar no aeródromo. Uma forma de rentabilizar os recursos da terra sem ter que importar conhecimentos fora da região.

Escrito por Brigantia