Qui, 29/10/2009 - 10:49
“O assunto é a convocatória de comparecimento em audiência. Existem algumas palavras que podem levar a que a pessoa fique tentada a abrir o email. Refere mesmo investigações@psp.pt. Fala em convocatória judicial, relativa a um procedimento investigador em epígrafe, em relação à passada noite de 12 de Agosto de 2009, decorrido em crime público, conforme poderá visualizar em despacho em anexo. E o anexo tem convoca09PSP, e as pessoas podem ser levadas a acreditar que realmente se trata de uma convocatória. Mas a PSP não notifica os cidadãos para comparência em audiências de julgamento ou diligências processuais de investigação via correio electrónico.”
Por isso, a chefe Marília, da PSP de Bragança, deixa um alerta.
“O alerta que se deve dar é que as pessoas não abram os emails. Que os apaguem, uma vez que se os abrirem podem danificar o sistema operativo e divulgar dados pessoais. Trata-se de phishing. Tem havido várias queixas nesse sentido. Em Bragança também já tivemos uma participação sobre esse assunto.”
Mas este é apenas um dos emails fraudulentos que tem circulado nos últimos dias. Também há exemplos de convites ou supostas comunicações de bancos sobre depósitos na conta corrente.
Em comum têm o facto de serem vírus e estarem escrito em português do Brasil.
Em todos os casos, a PSP deixa um conselho às pessoas que recebam este tipo de emails.
“Devem-se dirigir à esquadra e formalizar a queixa. A PSP já desencadeou mecanismos de cooperação internacional para ver se consegue descobrir a proveniência destes emails.”
Para prevenir casos destes, os técnicos de informática aconselham a manter o sistema operativo actualizado (o mais comum é o Windows, da Microsoft, e por isso, um dos mais vulneráveis), um bom antivírus também actualizado e a ter muita atenção aos emails que se recebem.
Escrito por Brigantia