PSD quer ajudas excepcionais para produtores de maçã

PUB.

Qui, 19/06/2008 - 09:12


Os deputados do PSD, na Assembleia da República, pelo distrito Bragança, querem que o Ministério da Agricultura atribua ajudas excepcionais aos fruticultores do concelho de Carrazeda de Ansiães.  

A queda de granizo que ocorreu, na passada segunda-feira, causou prejuízos entre os 70 e os 90 por cento na produção de maçãs.

E por isso, os deputados querem saber que tipo de apoios podem ser dados aos produtores por causa desta intempérie. “Á semelhança do que fez para outros concelhos, nomeadamente para Murça e Freixo de Espada à Cinta, queremos saber se o ministério vai atribuir ajudas excepcionais para esta situação de calamidade” refere Olímpia Candeias. Além disso, os deputados também querem saber “que tipo de apoio é que pode ser disponibilizado para minorar esses prejuízos”.

 

A seguir ao vinho, a produção de maçã constitui um factor importante de rendimento dos agricultores carrazedenses, rondando as 10 mil toneladas por ano, o equivalente a 4 milhões de euros de comercialização.

Olímpia Candeias acrescenta que os apoios do Estado são fundamentais, sobretudo para aqueles que não têm seguros de colheita. “Há muitos produtores, sobretudo os pequenos, que não têm grandes possibilidades de suportar este tipo de seguro e ficam completamente protegidos”, sendo que para a deputada “ficam numa situação mais débil”.

 

Segundo a Olímpia Candeias, a Frucar, uma unidade de armazenamento e tratamento de maçã de Carrazeda, pode mesmo encerrar ou até despedir alguns funcionários por causa dos prejuízos causados pela intempérie. “Os responsáveis diziam-me que estão muito preocupados porque não sabem se hão-de encerrar temporariamente ou despedir alguns funcionários porque sem matéria-prima para comercializar não têm forma de se auto-sustentar”, afirma.

 

Os deputados do PSD pretendem que o Governo seja solidário com os agricultores de Carrazeda, de forma a minorar os prejuízos financeiros que causou a queda de granizo da passada segunda-feira.