Projecto quer ajudar produtores transmontanos a venderem os seus produtos

PUB.

Qua, 01/02/2012 - 10:15


Comercialização directa de produtos agrícolas. É este o objectivo do projecto PROVE – Promover e Vender – que pretende escoar os produtos locais e melhorar as relações de proximidade entre quem produz e quem consome.

O primeiro passo para a implementação do projecto na região foi dado em Macedo de Cavaleiros num seminário de divulgação e sensibilização. O técnico, José Sousa Guedes, explica em que consiste. “É uma metodologia de proximidade, de venda directa aos produtores. Meia dúzia de produtores juntam as suas produções e vendem directamente aos consumidores, em cabazes, em determinado local. E todas as semanas tem um compromisso de honra ao local pré-definido”, sublinha.

O preço é de 10€ por cabaz.

 As vendas funcionam com parcerias e contacto directo entre produtor e consumidor final.

Alda Rosendo é produtora e refere que este projecto é uma forma de escoar os produtos locais e porque não há intermediário os produtos são mais baratos.

 

 “Não somos agricultores a tempo inteiro mas temos excedentes nos quintais. É uma forma de escoar os produtos e de forma mais barata”, diz.

 

Isabel Cruz é consumidora, veio de Paços de Ferreira trazer o seu testemunho, e revela que são produtos de elevada qualidade e biológicos.

  “São produtos com outra qualidade e conseguem ter outra duração.”

O presidente da Desteque, Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente, Duarte Moreno considera que a venda directa dos produtos é uma mais-valia para a mesa dos consumidores.

 

O projecto PROVE – Promover e Vender – a dar os primeiros passos para ser implementado nos concelhos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor.

Escrito por Onda Live (CIR)