PUB.

Projecto Psi Well vai ajudar pais de crianças com necessidades

PUB.

Ter, 29/05/2018 - 11:59


Ontem na Escola Superior Tecnologia e Gestão teve lugar a apresentação de uma sessão do projecto Psi Well que tem objectivo principal a promoção da inclusão social e o bem-estar dos pais de crianças com necessidades especiais, assim como a equidade de famílias em risco. 

O Psi Well vai diagnosticar o bem-estar de 1500 famílias, validar um programa de intervenção social e psicopedagógico com 360 pais de famílias em risco, assim como informar e sensibilizar a comunidade para a inclusão social destas famílias com crianças e jovens em risco, conforme explica a coordenadora do projecto, Maria Augusta Branco: “o importante é ajudar estes pais de crianças com filhos com necessidades especiais. Educar um filho autista, ou com paralisia cerebral, a título de exemplo, pode ser muito penso para estes educadores” salientou a coordenadora do projecto.

É um desafio desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Bragança desde 2006, em conjunto com um consórcio de seis instituições de ensino superior europeias da Roménia, de Espanha, Croácia, Lituânia e Turquia. Com sessenta beneficiários por cada um dos seis países, é importante perceber as necessidades destes pais e dar-lhes formação promovendo o encontro entre eles: “beneficiar 360 pais, 60 em cada país com o objectivo de um encontro entre educadores, em que partilhem as suas problemáticas e os seus sentimentos envergonhados de ter um problema complexo em casa”, adiantou Maria Augusta Branco.

A começar em Outubro a Dezembro, os pais de crianças com necessidades especiais vão receber formação. O plano vai terminar em Maio de 2019, com um congresso internacional em inteligência emocional, em Bragança.

Escrito por Brigantia 

Jornalista: 
Carina Alves