Projecto para reconverter estrada de Izeda já está a ser elaborado mas obra não pode avançar sem parecer da IP

PUB.

Seg, 15/07/2024 - 09:09


Já está a ser elaborado o projecto para a reconversão da estrada principal de Izeda, no concelho de Bragança

A informação foi avançada no trigésimo quarto aniversário da vila, este sábado. Há anos que se quer colocar alcatrão na estrada que está em paralelos. O presidente da União das Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, Rui Simão, disse que ainda não há financiamento, mas espera que seja para breve. “Para ter alguma dignidade esta terra e ter outras condições de acesso. Será preciso mais de um milhão de euros, por isso é que a obra ainda não está iniciada. Ainda não tem financiamento. Estamos à espera de financiamento, mas tenho a informação de que há-de chegar em pouco tempo e nós contamos ter a obra iniciada antes do final deste mandato, pelo menos a obra a concurso. O projecto já está a ser feito e logo que esteja concluído, nós e a câmara haveremos de arranjar condições de o pôr a concurso”, adiantou.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Bragança o projecto estará concluído ainda este ano. Quanto ao início da obra, Paulo Xavier não faz promessas, até porque é preciso pedir autorização à Infra-estruturas de Portugal. “Temos de apresentar este projecto à Infra-estruturas de Portugal para nos dar autorização, porque esta via não é do município, é nacional. Tem de haver autorização muito clara, inequívoca, das Infra-estruturas de Portugal e depois começar a obra. Se é para já ou não, não é fácil dizê-lo, vamos ver, vamos fazer os possíveis para que se para o ano, mas prometer não posso, porque o parecer não é meu”, referiu.

Nas comemorações foram ainda benzidas duas novas viaturas dos Bombeiros de Izeda. Uma ambulância, oferecida pela câmara, no valor de 60 mil euros, e um camião para combate a incêndios. O comandante da corporação, Óscar Esménio, salientou a importância deste camião, uma vez que o que têm já tem bastantes anos. “Tem muita importância. O único que temos já tem 24 anos, portanto vem minimizar as falhas na questão de operacionalidade. Este tem capacidade para 3 mil litros de água, tem um sistema que os antigos não têm, que é um tanque com espumífero. Estamos em crer que será uma mais-valia para a nossa corporação”, explicou.

A União de Freguesias quer ainda requalificar o interior da escola primária da vila de Izeda. No entanto, ainda não há financiamento.

A vila comemorou este sábado 34 anos.

Jornalista: 
Ângela Pais