Professores concentraram-se em Bragança para assinalar fim da greve às avaliação e prometem mais protestos

PUB.

Seg, 16/07/2018 - 10:20


Os professores terminaram as greves às avaliações com a promessa de regressar aos protestos. Na última sexta-feira, também em Bragança dezenas de professores se juntaram na praça Cavaleiro de Ferreira numa concentração organizada pela plataforma de sindicatos dos professores.

Manuel Pereira do Sindicato dos Professores da Zona Norte explica que estão previstos protestos com reuniões no início do próximo ano lectivo e uma manifestação.

“O que está planeado é no início do ano haver mais manifestações, ou situações que possam interferir com o normal funcionamento das escolas. Dia 5 de Outubro, uma manifestação em Lisboa, já que é dia internacional do professor e a data antes da aprovação do Orçamento do Estado, vamos fazer mais uma força para ver se conseguimos demover o Governo”, explicou.

Teresa Pereira do Sindicato dos Professores do Norte recorda que a greve às avaliações que agora terminou teve uma forte adesão em Bragança

“Assinalamos o final da greve que foi convocada até ao dia 13, que durou cerca de um mês, muito participada, também em Bragança teve uma grande adesão, cerca de 90 a 98% em greve, há reuniões que já vão na 7.ª a 8.ª convocatória. Há pessoas que já foram às escolas 30 e tal vezes para fazer as reuniões”, adiantou.

Os professores não abdicam da recuperação do tempo de serviço como frisou, Helena Rodrigues, do SPLEU Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados pelas Escolas Superiores de Educação e Universidades

“A nossa luta é sempre nos 9 anos, 4 meses e 2 dias, e nunca prescindir desse tempo, porque ele foi dado, todos os dias os professores foram para a escola, exerceram a sua actividade profissional, já demos um contributo muito grande ao país”, destacou.

Os professores mantêm a intenção de continuar a protestar caso as negociações agora reiniciadas não satisfaçam a reclamação de contar todo o tempo de serviço. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro