Professora assistida no hospital depois de alegadamente ter sido empurrada por aluno

PUB.

Qua, 09/04/2008 - 08:54


Um aluno e uma professora da Escola EB 2/3 Augusto Moreno de Bragança tiveram de ser assistidos no hospital depois o aluno ter alegadamente empurrado a docente. O incidente ocorreu ontem à hora de almoço durante uma aula de substituição. Segundo a Agência Lusa, o aluno terá empurrado a professora, que caíu de costas, depois de ela lhe ter chamado várias vezes a atenção por alegadamente estar a ouvir música no telemóvel.

A docente chamou o Conselho Executivo à biblioteca, onde decorria a aula, e seguidamente foi solicitada a presença da polícia, que tomou conta da ocorrência.

 

Foram também chamados os bombeiros, por volta da uma da tarde, que levaram a professora para a urgência do Hospital de Bragança.

 

O aluno de 15 anos também foi transportado para aquela unidade de saúde depois de se ter desmaiado já na presença de todos os intervenientes, como confirma o comandante dos bombeiros, José Fernandes, “fomos chamados à Escola Augusto Moreno, via INEM Porto, tinha havido uma queda da professora no local do trabalho”. “A equipa de socorristas do INEM deslocou-se ao local e transportou a professora e o aluno que aparentava uma indisposição às urgências do hospital, a professora queixava-se de dores nas costas”, salienta o comandante dos bombeiros de Bragança.

 

Ambos já tiveram alta e o aluno foi entregue aos cuidados da mãe, que foi chamada perante a situação. Alice Susano, do Sindicato dos Professores do Norte responsabiliza o ministério da educação e os pais dos alunos pela ocorrência de casos de violência nas escolas. “Com esta gravidade é o primeiro caso em Bragança”, diz Alice Susano. “Os professores estão constantemente a ser desautorizados pelo equipa ministerial, pelos “opinion makers” e pelos próprios pais”, conclui.

 

Segundo fonte da PSP citada pela Lusa, a professora não apresentou queixa contra o aluno, o que também não deverá acontecer pelo facto de ao ser menor e não poder se responsabilizado criminalmente.

 

Ainda assim a PSP vai enviar a comunicação da ocorrência ao Ministério Público que deverá encaminhar o caso para as instâncias competentes, nomeadamente o Tribunal de Menores.