Ter, 02/06/2009 - 09:15
Um dia depois do protesto simbólico durante a inauguração do novo centro de saúde de Bragança, na semana passada, a junta de freguesia recebeu uma notificação do Infarmed informando que o concurso já não estava pendente e que a questão judicial que emperrava o processo acabara de ser resolvida.
Uma notícia que deixou o presidente da junta, Jorge Novo, naturalmente satisfeito, mas com algumas reservas.
“Consideramos uma resposta bastante positiva mas não estamos satisfeitos. Enquanto não virmos a farmácia instalada esta satisfação não pode ser completa e definitiva”, diz o autarca, que pede “acção” e a “concretização do concurso”. Por isso, assegura que não vai “baixar a guarda”.
Jorge Novo explica que foi uma acção interposta por uma farmácia de Izeda a emperrar todo o processo.
“A possível justificação estaria relacionada com uma acção por parte de uma farmacêutica de Izeda, que estaria interessada em instalar uma farmácia na área geográfica na freguesia. O Infarmed diz que a questão foi recentemente solucionada” e que o concurso iria “agora ter o seu ulterior desenvolvimento”.
O ofício do Infarmed para a junta de freguesia de Santa Maria vem assinado pelo vice-presidente Hélder Mota Filipe e garante que “tal questão foi solucionada”.
Segundo fonte do Infarmed contactada pela Brigantia/CIR, o processo pode agora seguir os seus “trâmites legais”, embora não seja apresentado um prazo para a sua conclusão.
A mesma fonte, que não quis gravar, adianta que os candidatos serão agora notificados, de acordo com o resultado do concurso, que deverá ser conhecido dentro de dias. Depois disso cabe ao vencedor instalar-se no terreno.
Apesar de não querer adiantar uma data concreta, a mesma fonte adianta que deverá ser uma questão de poucos meses até a freguesia de Santa Maria ter a tão prometida farmácia.
Escrito por Brigantia