Prisão preventiva para mulher que terá atirado o filho ao poço no concelho de Mirandela

PUB.

Qua, 08/07/2020 - 08:11


A mulher de 51 anos que, na passada segunda-feira, terá provocado a morte ao filho de 17 anos, autista e que sofria de epilepsia, atirando-o a um poço, em Cabanelas, no concelho de Mirandela, vai ficar em prisão preventiva.

O fundamento para esta decisão, teve a ver com o perigo de fuga, o alarme social e a possível perturbação do inquérito. Ao que apuramos, o tribunal considerou que poderia existir o perigo de fuga tendo em conta que a mulher, de 51 anos, tem familiares no estrangeiro, mas também entendeu que a prisão preventiva seria uma forma de segurança para a própria arguida, por esta ter apresentado um quadro de tendência para o suicídio, com base na sua confissão do homicídio.
Fonte ligada ao processo, revelou que afinal a mulher terá mesmo tentado suicidar-se no mesmo poço em que morreu afogado o seu filho, mas acabou por ser salva por um familiar a quem terá telefonado momentos antes a relatar-lhe o que pretendia fazer e a indicar-lhe onde estavam os cartões multibanco para poder pagar os funerais.
Foi após este telefonema, que o familiar terá dado o alarme às autoridades e mesmo antes da chegada dos militares da GNR e da equipa de mergulhadores dos bombeiros voluntários de Mirandela, colocou-se a
caminho e quando chegou à propriedade agrícola ainda conseguiu retirar do poço a mulher, que já estaria com água pela cintura, mas já não
conseguiu salvar o filho desta. O óbito foi declarado no local pela delegada de saúde do distrito de Bragança.
Relatos de familiares e habitantes da aldeia de Cabanelas dão conta que a mãe da vítima estaria a passar momentos difíceis devido à alteração do comportamento do filho, que se terá tornado mais agressivo, principalmente após o início da pandemia, quando deixou de frequentar o ensino especial em Vinhais. Fátima da Conceição vai aguardar julgamento no estabelecimento prisional feminino de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos.

Escrito por Terra Quente (CIR)