PUB.

Primeiro projecto financiado pelo PARES já funciona

PUB.

Qui, 26/02/2009 - 08:49


Já está a funcionar no distrito de Bragança o primeiro equipamento social financiado pelo programa PARES.  

Trata-se da creche do Centro Social de Santa Clara, na cidade de Bragança que foi contemplada na primeira fase do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.

A creche tem capacidade para acolher 33 crianças até aos três anos.

 

Antes de abrir já tinha lista de espera. “Já havia há muito tempo porque a creche nasceu da necessidade das famílias terem um local para colocar os mais pequenos” afirma a presidente da direcção do Centro Social de Santa Clara. “Nós tínhamos outras respostas sociais que não a creche e havia uma grande solicitação por parte dos pais” refere “mas não tínhamos grandes possibilidades monetárias para o fazer sozinhos e depois apareceu o PARES”.

 

A nova valência criou sete postos de trabalho.

Teresa Fernandes salienta que não está previsto um aumento da capacidade. “Não há possibilidade porque nós fizemos o projecto para 33” afirma acrescentando que “não queríamos ampliar muito mais porque embora seja subsidiado as instituições têm sempre uma quota-parte e nós já temos muita gente a trabalhar aqui e temos muitos encargos”. Por isso considera que “é mais prudente termos espaço só para 33 e além disso têm de se dar oportunidade a outras instituições”.

 

A creche do Centro Social e Paroquial de Santa Clara custou cerca de 300 mil euros com 60% de financiamento do PARES.

No distrito há mais cinco projectos contemplados pelo programa: duas creches em Moncorvo e Mogadouro, o lar residencial da ASCUDT, o projecto da Obra Social Padre Miguel e um lar de idosos em Moimenta, Vinhais.

Escrito por Brigantia