PUB.

Prestação de contas em Macedo de Cavaleiros

PUB.

Qua, 16/04/2008 - 08:04


Os dois vereadores socialistas da oposição, na autarquia de Macedo, abstiveram-se na votação da prestação de contas do ano de 2007 do município. O PS considera que voltaram a aumentar as despesas correntes e o endividamento do município. Em contrapartida, o executivo justifica o aumento de 2% da dívida com o maior investimento de sempre da autarquia.  

Na óptica dos socialistas, a abstenção era o mais correcto depois de já terem votado contra o orçamento da autarquia de Macedo. Rui Vaz, líder do PS, argumenta a abstenção com a despesa corrente que continua a aumentar, bem como a dívida do município.”Efectivamente no que diz respeito à despesa corrente, embora não com a evolução que aconteceu em anos anteriores, o que é facto é que continua a aumentar, também ao nível da dívida do município, com um certo abrandamento mas o que é facto é que ela continua a aumentar”.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Macedo, Beraldino Pinto, justifica o aumento de 2% do endividamento com o maior investimento de sempre da autarquia. “As despesas aumentam as receitas também aumentam, este ano tivemos as maiores despesas de investimento de sempre”, diz Beraldino Pinto.

O autarca salienta que este aumento da dívida também se justifica com o maior número de encargos do município. “ Com a actual inflação, com os novos compromissos dos municípios, com o aumento das contribuições, tudo isto tem um aumento negativo, digamos assim”, explica o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros.

O PS critica as contas de 2007 e absteve-se na votação. A Câmara Municipal de Macedo lembra que a taxa de execução foi a maior de sempre e que os encargos com terceiros baixaram para metade.