Presidente da ANTF alertou em Mirandela para a obrigatoriedade de ter treinadores certificados

PUB.

Ter, 10/01/2017 - 15:12


O presidente da Associação de Futebol de Bragança mostra-se satisfeito com a adesão ao curso de treinadores de futebol e futsal, de grau 1, que a AFB vai organizar ao longo das próximas duas épocas.

São 33 candidatos a treinadores de futebol e 17 de futsal, que vão ter as componentes de formação geral e específica, no primeiro ano, e o estágio, no segundo ano, uma formação que vai acontecer em Mirandela e Bragança.
Ontem, na cidade do Tua, na apresentação oficial deste curso, também o presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, José Pereira, saudou a iniciativa, que vem colmatar uma enorme lacuna de treinadores com formação nesta região.
“Neste momento há uma certa carência de treinadores devidamente certificados. É obrigatório ter um título de treinador de desporto para poder treinar. Nestas associações do interior ainda há quem exerça as funções de treinador sem estar habilitado para tal”.
O presidente da AFB, António Ramos, confirma que existe “um grande défice de treinadores com certificado no distrito”, mas que essa situação poderá ficar ultrapassada com este e outros cursos de formação que vão acontecer no futuro.
José Pereira diz ser este o caminho a seguir, dado que Portugal tem um estatuto a defender no que diz respeito aos treinadores de futebol, cuja qualidade é reconhecida em todo o mundo
Nas próximas duas épocas, meia centena de candidatos do distrito de Bragança vão frequentar o curso de treinador de futebol e futsal, de nível 1, que habilita os formandos a treinar equipas de formação e seniores, nos campeonatos distritais, e ocupar lugar de adjuntos no campeonato de Portugal Prio.

 

Jornalista: 
Escrito por Terra Quente (CIR)