Praia da Ponte de Soeira de Vinhais recebeu cerimónia de hastear de bandeira de qualidade ouro da Quercus

PUB.

Seg, 29/06/2020 - 09:20


A praia da Ponte de Soeira em Vinhais foi este ano a escolhida pela Quercus para a cerimónia oficial do hastear da bandeira de qualidade de ouro da água.

Uma das razões para esta escolha foi a tentativa de promover as praias fluviais do interior, em particular nesta fase de desconfinamento, como afirmou a presidente da Direção Nacional da Quercus, Paula Nunes da Silva.

“Queríamos valorizar um pouco as praias do interior na fase pós-confinamento, também porque o concelho de Vinhais tem um excelente património ecológico e natural e depois teve três distinções, foi na região o concelho com mais distinções na área de qualidade de ouro”, afirmou.

Em Vinhais, receberam ainda bandeira de ouro, que distingue a qualidade excelente da água, as praias da ponte da Ranca e da ponte de Frades. Nas três a distinção repete-se há vários anos. O presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes, também acredita que este galardão ajuda a valorizar a praia fluvial, em particular nesta altura de pandemia.

“É uma forma de valorizar estes espaços e um factor de atractividade para trazer mais pessoas a este espaço. É uma zona muito frequentada quer por pessoas do nosso concelho quer do de Bragança e este ano, fruto da pandemia e da procura que há cada vez mais do interior, provavelmente ainda passarão por aqui mais”, afirmou.

A praia da ponte de Soeira vai ser alvo de uma intervenção de melhoramento, que deve começar depois do Verão.

A nível nacional há 386 praias distinguidas com a bandeira de ouro e 50 são fluviais.

No distrito também as praias da Ribeira e da Fraga da Pegada no Azibo, concelho de Macedo de Cavaleiros, vão ter esta bandeira hasteada. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro