Posto Misto de Fronteira reforça meios do SEF

PUB.

Seg, 25/05/2009 - 09:09


A delegação de Bragança do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) vai duplicar o número de inspectores. Um reforço que deverá ser concretizado em breve por causa da entrada em funcionamento do Centro do Cooperação Policial e Aduaneira de Quintanilha.  

A novidade foi avançada ontem na sessão de encerramento do 12º Congresso do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF que decorreu em Bragança durante o fim-de-semana.

Actualmente a delegação tem quatro inspectores e o inspector-chefe.

Vai passar a ter nove.

 

Presente neste congresso esteve o ministro da Administração Interna que falou do Centro do Cooperação Policial e Aduaneira que vai abrir em breve na fronteira de Quintanilha. “O posto vai abrir em breve, está tudo preparado para a inauguração mas ainda não sabemos a data” refere o governante.

Para Rui Pereira, este posto não significa um reforço apenas no SEF. “Antes havia postos em que apenas participavam o SEF e a GNR, mas agora também vai estar presente a PSP, a PJ e autoridades aduaneiras” afirma.

 

O presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, denunciou que o dinheiro ilegal realizado em apenas um ano nas casas de alterne de Portugal daria para pagar a nova auto-estrada entre Amarante e Bragança. “A existência destas casas não é ilegal mas devia haver uma maior regulamentação dessa actividade porque essa casas têm milhões de euros de receitas e não pagam um tostão de impostos” afirma Gonçalo Rodrigues.

Este responsável diz que, nesta matéria, a actuação em Bragança incidia essencialmente sobre as mulheres “por estarem em situação ilegal e nada acontecia às entidades empregadoras, mas neste momento a actuação do SEF passou pela autuação destas entidades”.

 

O Ministro da Administração Interna garantiu ainda que está a ser estudada uma solução para resolver o problema das instalações do destacamento territorial da GNR de Bragança.

“Estamos a estudar tudo o que diz respeito às instalações, fazendo um esforço para dar as melhores condições a todas as forças de segurança em todo o território” afirma Rui Pereira acrescentando que “aqui também queremos que as instalações sejam melhoradas, mas não posso adiantar mais nada sobre isso”.

 

O projecto para o novo comando está a ser executado, mas não estão previstas obras para esta legislatura.

Escrito por Brigantia