População da Póvoa testada após dois casos positivos na aldeia

PUB.

Seg, 29/06/2020 - 08:55


Depois de nos últimos dias, terem surgido dois casos de Covid-19 na aldeia da Póvoa, no concelho de Miranda do Douro, a junta de freguesia e a câmara municipal decidiram testar os habitantes da localidade.

Para isso adquiriram 50 testes, já realizados e cujos resultados foram negativos. Os responsáveis autárquicos pretendiam promover a testagem dos restantes habitantes, mas entretanto estão a aguardar as indicações das autoridades locais de saúde.

“Com em pouco tempo houve dois infectados, quisemos tirar a limpo se havia mais infectados aqui na aldeia. Esses 50 testes foram adquiridos pela câmara municipal. É uma parceria com a junta de freguesia e contamos com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia”, avançou António Ribeiro, o presidente da junta de freguesia local, que explica que quiseram antecipar-se porque há alguma preocupação com o aparecimento destes casos, tendo em conta a população envelhecida da localidade.

“As entidades de saúde dizem que só se deve efectuar os testes em caso de haver sintomas, a nossa aldeia tem um grande número de pessoas com uma faixa etária bastante alta e estar à espera que haja sintomas é desagradável. Evitar que as coisas alastrem é bastante melhor”, afirmou.

Além do novo caso de infecção de um homem de 74 anos em Miranda do Douro, que terá contactado com um caso anterior, detectado na semana passada, durante este fim-de-semana, registou-se ainda um paciente recuperado em Freixo de Espada à Cinta, concelho que volta a ficar sem casos de doença activa. 

Até ao momento, desde 14 de Março, já houve 294 casos positivos no distrito, sendo que 237 já recuperaram. O distrito tem agora 33 casos activos.

Escrito por Brigantia/ Terra Quente.

Jornalista: 
OTC