PUB.

Pólo de Ciência e Tecnologia em Bragança

PUB.

Ter, 29/04/2008 - 09:57


Foi apresentando ontem o projecto Brigantia EcoPark. Trata-se de um dos dois pólos de ciência e tecnologia de Trás-os-Montes. Vai ficar situado em Bragança e quer afirmar-se como um centro de excelência no domínio do ambiente e energias renováveis. O outro está previsto para Vila Real e é mais direccionado para a área da vinha e do vinho e outros produtos agrícolas.

Os dois municípios, juntamente com o IPB e a UTAD já assinaram o protocolo de adesão à PortusPark, uma rede de Parques de Ciência e tecnologia do Norte. Jorge Nunes, o presidente da câmara de Bragança explica em que consiste o projecto. “Pretendemos qualificar a economia, aproveitar as oportunidades na área do ambiente, criar um interface entre as instituições de ensino superior”, sublinha o autarca.

 

Para já ainda não prazos estabelecidos para a implementação do Brigantia EcoPark, uma vez que o projecto ainda vai ser candidatado a fundos comunitários. “Logo que exista abertura das candidaturas no âmbito QREN do eixo 1 apresentaremos a candidatura dos dois parques com vista ao início da sua construção”, garante Jorge Nunes.

 

Para Sobrinho Teixeira, o presidente do IPB, este projecto vai contribuir para desenvolver o potencial já existente na instituição ao nível da investigação na área das energias renováveis. “ O IPB vai estar numa posição muito pró activa nesta parte do Brigantia EcoPark”, realça Sobrinho Teixeira.

 

Segundo a autarquia, já há algumas empresas de vários sectores interessadas em participar neste projecto que ainda não está orçamentado.