PUB.

Podence encheu para ver os Caretos

PUB.

Seg, 23/02/2009 - 09:22


As ruas de Podence foram pequenas para acolher os visitantes que rumaram à aldeia do nordeste transmontano para ver os Caretos. A organização do carnaval diz que é um dos maiores de sempre.  

A maior enchente de sempre, este domingo, foi a melhor prenda que a Casa do Careto podia ter recebido em comemorações do seu quinto aniversário. De todo o país chegaram visitantes à aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, para assistir a mais um dia de festividades carnavalescas. O ponto alto aconteceu com os caretos à solta.

 

“Andava há muitos anos a tentar vir cá e vou ficar nesta zona por 4 dias”, adianta uma morada da Pontinha, em Lisboa.

António Carneiro, presidente da Casa do Careto, considera que a edição deste ano promete e que este é o ano com mais turistas a chegar a Podence no carnaval. “O Entrudo Chocalheiro de 2009 tem superado as expectativas pelo menos em termos de visitantes que chegam de todo o país”, explica o responsável para quem a divulgação foi essencial. “é um trabalho que vem desde há vários anos e o 5º aniversário da Casa do Careto também ajudou”, acrescenta.

  

O presidente da Casa do Careto considera que a enchente deste ano é mais um alento para a continuidade da recuperação que está a ser feita desta tradição dos Caretos de Podence.

  

As ruas de Podence, em Macedo de Cavaleiros, foram pequenas para acolherem, ontem, os turistas que vieram de todos os pontos do país para assistirem a mais um entrudo chocalheiro. À tarde, foi ainda inaugurada a exposição de fotografia “Caras de Lata”. A edição deste ano contou ainda com várias animações de rua, como os Mascarados de Vale Porco, de Mogadouro. A festa continua hoje com passeio de burros, provas de vinho e o pregão casamenteiro, mais à noite. Os caretos voltam às ruas da aldeia, na terça-feira de carnaval, pelas 16h30.

Escrito por CIR