PUB.

Plano para corrigir mobilidade deficiente em Mirandela

PUB.

Qua, 09/04/2008 - 08:50


Actualmente, Mirandela é uma cidade com condições deficientes de mobilidade sustentável. Para alterar esta realidade, foi apresentada uma candidatura à Agência Portuguesa do Ambiente, sendo que Mirandela foi uma das cidades seleccionadas para a realização de um Plano de Mobilidade Sustentável. As propostas de intervenção já foram apresentadas e discutidas.

A coordenação deste Plano de mobilidade Sustentável está a cargo de Nunes da Silva, do Grupo de Estudos Territoriais da UTAD, que explica que este plano “pretende criar condições para que as pessoas andem mais a pé, utilizem bicicleta, que os transportes colectivos sejam mais eficazes e retirar o automóvel do centro da cidade” o que para o especialista “implica gerir o estacionamento de forma diferente”.

Mirandela, embora não sendo das piores cidades em termos de mobilidade sustentável, precisa alterar muitos aspectos para que seja possível dar o salto em termos de evolução positiva nesta área como é caso do “tráfego de atravessamento que traz problemas ambientais e sonoros”.

As soluções serão apresentadas até 30 de Junho. A partir daí será possível apresentar o Plano de Mobilidade sustentável para financiamento no âmbito do QREN. Concretamente, em Mirandela serão estas as principais alterações na mobilidade e no comodismo dos condutores em relação aos estacionamentos.

José Silvano, o autarca local, fala da Rua da Republica que tem vindo a sofrer obras de remodelação. Só no final de Setembro se saberá qual a acessibilidade que vai ter pois, antes disso, “vai ser feito um inquérito aos comerciantes para saber o que soluções sugerem para a rua”.

Uma circular interna, uma sensibilização para a população utilizar os parques de estacionamento, e implantar a zona trinta na zona histórica… são as principais alterações a fazer na cidade de Mirandela para uma mobilidade mais sustentável.