Qua, 22/11/2023 - 13:10
Segundo avançou o Correio da Manhã, estão a ser feitas buscas nas Câmaras de Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Alfândega da Fé e Vila Flor.
Em causa estará o laboratório Regional de Trás-os-Montes, no Cachão, que “procedia à falsificação de todos os procedimentos de amostragem e análises relativas ao controlo de águas de consumo humano contratadas pelas entidades gestoras”, como Câmaras Municipais.
Segundo o comunicado da PJ, foram feitas mais de 60 buscas que culminaram na detenção de 20 pessoas, e na constituição de vários arguidos, por crimes de abuso de poder, falsidade informática, falsificação de documento agravado, associação criminosa, prevaricação, propagação de doença e falsificação de receituário.
Para reduzir os custos, o laboratório pôs em causa a fiabilidade dos resultados das análises à qualidade da água consumida pela população. “A actividade fraudulenta do laboratório também se manifestava ao nível do controlo de águas residuais”.
Em comunicado, a Câmara de Vila Flor confirmou que está a ser alvo de buscas, mas adianta que “não tem informações acerca o objecto do processo”.
O presidente da câmara de Alfândega da Fé também confirmou ter havido buscas na casa de um funcionário e no seu local de trabalho.
Já o presidente da Câmara de Vila Real diz que até ao momento a autarquia não foi alvo de buscas por parte da Polícia Judiciaria, e lamenta a tentativa de denegrir a imagem de quem gere o município.
Escrito por Brigantia