PINTA vai ser uma porta de entrada para a Terra Fria Transmontana

PUB.

Seg, 21/05/2018 - 11:50


Na sexta-feira foi inaugurado o Parque Ibérico Natureza e Aventura, o PINTA, próximo da aldeia de S. Joanico, Vimioso.

Esta estrutura vai ser uma das portas de entrada da Terra Fria Transmontana, como contou Jorge Fidalgo, presidente da câmara de Vimioso: “esta infra-estrutura que hoje aqui inauguramos vai ser uma das portas de entrada para a Terra Fria Transmontana, um programa dinamizado por vários municípios desta região. Para este parque pretendemos que sejam criadas condições para os visitantes, onde a biodiversidade, as gentes e as tradições são singulares” destacou Jorge Fidalgo.

O PINTA vai ser promovido através da marca Vales de Vimioso: “a candidatura aprovada no Norte Natural tem a designação de Vales de Vimioso. O objectivo da marca Vales de Vimioso é desenvolver um estudo de promoção turística. Aquilo que mais nos caracteriza são estes três vales muito cavados dos rios Sabor, Angueira e Maçãs" evidenciou.

A cerimónia contou com a secretária de Estado do Ordenamento e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, que valorizou o centro como uma homenagem às pessoas destacando a comunhão harmoniosa entre o homem e a natureza: “as áreas mais ricas do nosso património natural, são áreas que resultam da comunhão harmoniosa, entre o homem e a natureza. Existe aqui um conjunto de habitats e das dimensões da biodiversidade e é um espaço de sensibilização para os mais novos” sustentou Célia Ramos.

Na próxima sexta-feira, vai ser discutido o modelo da política nacional do ordenamento do território na CCDRN informou a governante.

O Parque Ibérico Natureza e Aventura custou 1 milhão de euros, depois de ter sido projectado há 10 anos e vai ter um Centro de Actividades Lúdico Pedagógicas do Burro de Miranda.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas