Parque eólico vai ser construído em Torre de Moncorvo

PUB.

Qui, 05/09/2013 - 11:02


Vai ser construído mais um parque eólico no concelho de Torre de Moncorvo. O projecto está previsto para a zona de Lousa e Castedo e vai abranger também uma parte do concelho de Carrazeda de Ansiães.

Ontem foi assinado o contrato entre a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e a empresa irlandesa Island, que vai concretizar o projecto. Está prevista a instalação de cerca de 30 aerogeradores, com uma potência global que pode chegar aos 60 megawatts.O director executivo da empresa, Paulo Amante, diz que a escolha recaiu sobre este local, porque estão reunidas todas as condições para instalar o parque eólico e injectar a energia eléctrica na rede.“Primeiramente porque existe a rede eléctrica. A localização em termos de recurso eólico é bastante atractivo. Em termos ambientais é um local que não levanta problemas”, enumera o responsável.O investimento global ronda os 75 milhões de euros. Paulo Amante mostra-se satisfeito por conseguir realizar este projecto em Portugal em época de crise e diz que o facto de se tratar de um investimento de baixo risco facilita o acesso ao financiamento. “Os mercados financeiros não estão ainda a funcionar em pleno, no entanto em termos de risco não é arriscado, porque é um projecto que se enquadra no plano de desenvolvimento da energia nacional, é um projecto que tem uma tarifa de mercado, o que permite aos investidores olharem para o projecto como um projecto de baixo risco”, realça Paulo Amante.O município de Torre de Moncorvo vai receber uma contrapartida que ultrapassa os 3 milhões de euros e ainda vai encaixar anualmente uma verba que pode rondar os 300 mil euros.Para o autarca, Aires Ferreira, este projecto vai ter um impacto significativo na economia local.“Significa alguns milhões de euros nos próximos 20 anos, dos quais 3,75 milhões já no próximo ano. Além do mais, um empreendimento desta dimensão já tem postos de trabalho permanentes, além que na fase de construção vai movimentar bastante a indústria da construção local”, salienta o autarca.

A construção deste parque eólico vai arrancar no final do Verão do próximo ano e deverá começar a produzir energia no início de 2015.

Escrito por Brigantia