Oposição socialista macedense contesta lixeira a céu aberto

PUB.

Qui, 17/04/2008 - 08:12


A oposição socialista considera que não é positivo para o município de Macedo ter ganho o galardão eco XXI e manter uma lixeira a céu aberto, no caminho entre a zona florestal e a estação de tratamento de águas residuais.

 Rui Vaz alega que viu a lixeira arder no último fim-de-semana e voltou a alertar a Câmara Municipal, depois de já o ter feito há seis meses. “Na semana passada constatámos que estava a arder o que é de facto uma situação altamente negativa para um município que foi galardoado com o Eco XXI”, denuncia o vereador socialista.  

O presidente da Câmara de Macedo, Beraldino Pinto, salienta que não se trata de uma lixeira da responsabilidade da autarquia, mas sim de um aterro ilegal ao qual pegaram fogo, e salienta que a autarquia irá resolver a situação. “Pelo que percebi, a situação aqui levantada é um aterro, não legalizado, no qual terão sido depositados materiais, aos quais alguém pegou fogo”, explica o autarca que acrescenta que “é evidente que é um caso para resolver, porque a prova de que nós temos resolvido as dissonâncias ambientais e temos trabalhado nessa área, é o próprio galardão que recebemos”. No entanto, Beraldino Pinto refere que, “ter a bandeira Eco XXI não quer dizer que esteja tudo bem, quer dizer que as instituições do concelho, em conjunto com a câmara municipal, estão a trabalhar na melhoria das condições e que já há resultados”.

 

Segundo Beraldino Pinto, o galardão EcoXXI prova o esforço do município na questão ambiental. Rui Vaz pretende ver a questão da lixeira resolvida.