Obras no túnel do Marão suspensas mais dois meses

PUB.

Ter, 27/09/2011 - 10:10


As obras no Túnel do Marão vão continuar suspensas por mais 60 dias. O Ministério das Obras Públicas adiou hoje a resolução do problema, no dia em que terminavam os 90 dias de suspensão pedidos pela empresa responsável pela obra.

A suspensão das obras durante mais dois meses apanhou de surpresa o presidente do Sindicato da Construção de Portugal. Albano Ribeiro afirma que não há nenhuma explicação para que os trabalhos continuem parados e lembra que o Ministério até já tinha garantido que as obras iriam recomeçar em breve.

“Esta é a maior surpresa, dado que no passado dia 19 eu fui recebido no Ministério, que hoje decidiu adiar por mais 60 dias, que as obras iriam ser reabertas o mais rapidamente possível. Não há nenhuma explicação científica em termos do projecto e de técnicos operacionais para que as obras se protelem por mais 60 dias”, realça o responsável.

 

Albano Ribeiro teme que a paragem prolongada das obras ponha em causa a segurança dos túneis. O responsável lembra que as obras no Marão vão ter que ser concluídas em tempo recorde para acompanharem o avanço da Auto-Estrada Transmontana.

“Isto coloca-se um problema muito complicado, que é aquando da reabertura dos túneis pode acontecer o pior em termos de segurança. Para recuperar o trabalho que deveria ter sido realizado em condições normais e que não está a ser realizado em condições normais, porque dado que na Auto-Estrada Transmontana os trabalhos estão a decorrer normalmente e os túneis estão fechados. Depois para acompanhar a inauguração da Auto-Estrada Transmontana vai ser exigido aos trabalhadores aquilo que não deve ser exigido numa situação normal. Esta situação preocupa-me como presidente do Sindicato da Construção do Norte”, afirma Albano Ribeiro.

A situação económica das empresas e dos trabalhadores envolvidos na obra também se agrava a cada dia que passa. Albano Ribeiro realça que o desemprego no sector da construção atinge números históricos.

“O problema a cada dia que passa agrava-se muito mais quer para as empresas, para as famílias para os trabalhadores, para a própria economia local e para o sector. Estamos a falar de 1400 postos de trabalho, numa altura em que na história do sector nunca houve tanto desemprego no sector em Portugal”, acrescentou o presidente do Sindicato da Construção do Norte.

As obras no Túnel do Marão vão ser suspensas pela quarta vez. As primeiras duas paragens foram motivadas por processos judiciais interpostos pela empresa Águas do Marão. Já a terceira suspensão, por um período de três meses, foi da responsabilidade da concessionária da Auto-Estrada do Marão.

Escrito por Brigantia