Obras nas estradas do distrito ajudaram a diminuir incêndios de Verão

PUB.

Ter, 26/10/2010 - 09:49


  As grandes obras que estão em curso no distrito de Bragança foram responsáveis pela diminuição de área ardida durante a fase Charlie, a mais crítica do combate aos incêndios.

A ideia foi avançada esta segunda-feira, em Bragança, pelo Governador Civil do distrito, no final de uma reunião com as várias entidades da protecção civil, que pretendeu fazer um balanço da época de incêndios.

Em Bragança, ardeu este ano menos 22 por cento do que no ano passado e houve uma diminuição de 32 por cento no número de ocorrências registadas face a 2009.

Para Jorge Gomes, as obras no IP2, IC5, Auto-estrada Trasmontana e Barragem do Sabor, que atravessam nove dos 12 concelhos do distrito, tiveram um papel importante.

“Temos cerca de cinco mil novos trabalhadores no distrito, que circulam quase 24 horas por dia. Mesmo que não consigam fazer com que os que usam o incêndio para fins menos bons mudem de ideias, detectam logo os fogos e avisam-nos”, explica.

Este ano registaram-se, na fase Charlie, 474 ocorrências no distrito, que resultaram em mais de 4600 hectares queimados.

Para combater esta situação, o Governo vai apostar na reflorestação dessas zonas.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, que também participou na reunião.

“Neste momento há um protocolo assinado entre os ministérios da Administração Interna, Agricultura e do Emprego para afetar pessoas que estão nos Centros de Emprego à realização de trabalho de prevenção e reflorestação. Nas próximas semanas vamos pôr esse protocolo em prática.”

Ao todo, arderam este ano menos quase 1300 hectares só no distrito de Bragança, comparativamente com o ano passado.

Escrito por Brigantia