Nuno Costa e Clarisse Cruz vencem Meia Maratona da Alheira em Mirandela

Seg, 12/03/2018 - 00:29


Nuno Costa do Maia AC e Clarisse Cruz, antiga atleta do Sporting CP e do Boavista, foram os vencedores da I Meia Maratona da Alheira realizada este domingo, em Mirandela.

Nuno Costa regressou à cidade do Tua dez anos depois da participação nos Nacionais de Estrada. O atleta do Maia AC fala de uma corrida competitiva, dificultada pela chuva e pela concorrência bastante forte.
“Havia algumas zonas do percurso mais duras e complicadas pela chuva, mas a dificuldade era para todos. A concorrência era grande com dois adversários bastante fortes, o Rui Muga e um atleta do Braga”.
Na segunda posição ficou Rui Muga. O atleta do Clube Académico de Mogadouro conseguiu o melhor resultado entre os atletas do distrito de Bragança.
“Tentei chegar à vitória até ao meio da corrida, depois, como o Nuno estava em melhor forma, acabei por controlar e segurar o segundo lugar”, referiu o mogadourense.
Em femininos, Clarisse Cruz foi a grande vencedora seguida da brigantina Lucinda Moreiras, atleta dos Amigos do Campo Redondo.
Na prova marcou presença Rosa Mota. A antiga campeã do mundo e olímpica regressou a Mirandela, depois da Corrida Solidária em 2017, foi a madrinha da meia maratona e destaca a qualidade competitiva da prova.
“Foi uma prova muito competitiva com alguns atletas masculinos e femininos que vieram para fazer marca”.
A I Meia Maratona da Alheira de Mirandela contou com 280 atletas e a organização do Ginásio Clube Mirandelense, que já garantiu a organização da prova em 2019
José Pina coloca a fasquia elevada e acredita que é possível chegar aos mil participantes. “É para repetir no próximo ano com ainda mais trabalho e vamos fazer de tido para trazer entre mil a dois mil atletas”.
Um apoio garantido é o da autarquia de Mirandela. Orlando Pires, vereador do desporto, considera importante estabelecer ainda mais parcerias para fazer da prova uma referência.
“Acho que se pode repensar o evento no sentido de o tornar maior. A Câmara Municipal como parceira do evento poderá trazer outras associações para juntos fazermos um evento ainda melhor”.
Recordamos que até 2008 a cidade de Mirandela organizou sete edições consecutivas da meia maratona “Rota do Azeite de Trás-os-Montes”. Dez anos depois, a cidade do Tua voltou a receber uma grande prova de atletismo, a Meia Maratona da Alheira que contou com 280 participantes.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira