Núcleo de Gerontologia do IPB quer certificação da profissão

PUB.

Sex, 29/04/2011 - 11:05


Promover o cuidado aos mais velhos em Bragança é objectivo do Núcleo de Gerontologia da Escola Superior de Saúde de Bragança. A tomada de posse da primeira direcção foi ontem.

Álvaro Silva, o presidente, adianta os principais objectivos deste grupo agora criado.

 “Ajudar à promoção da gerontologia em Bragança e a nível nacioknal. Temos uma parceria com alunos de Aveiro para promover jornadas e congressos. Temos programadas para dia 1 de Outubro, o dia do Idoso, diversas actividades em instituições”, revela.

  O curso funciona em Bragança há seis anos e apenas existem duas licenciaturas do género em todo o país.Para além deste, só existe em Aveiro outro curso semelhante.

No entanto, a profissão ainda não foi regulamentada.

 

 “No mercado de trabalho não está a haver um reconhecimento do trabalho do gerontólogo. Mas a Escola Superior de Saúde está a criar um perfil para o gerontólogo ser acreditado nas áreas de trabalho nas quais está a tirar a licenciatura.”

 

A taxa de empregabilidade chegou aos cem por cento na primeira fornada de licenciados e supera os 50 por cento nas duas restantes.

 

Helena Pimentel, a presidente da escola superior de saúde do IPB, garante que estão a ser dados passos para garantir a certificação do curso.

 

 “A mais valia deste curso é dar resposta às necessidades dos gerontes (idosos), atendendo a que tem uma componente técnica, teórica e prática, para dar resposta a uma área fundamental na região.”

 A acreditação desta licenciatura foi feita há pouco mais de um mês por uma agência especializada.

Falta agora a aprovação na Assembleia da República da regulamentação da profissão, algo que só poderá acontecer após as eleições de 5 de Junho.

 

Actualmente há mais de 120 alunos de gerontologia no IPB.

Escrito por Brigantia