Novo temporada traz várias alterações no calendário de provas da ACB

PUB.

Qui, 26/01/2017 - 10:46


As provas da Associação de Ciclismo de Bragança vão sofrer alterações este ano. A nível da formação deixa de haver competição individual nos Encontros Regionais de XCC Juvenil e passa-se a premiar o clube em vez do atleta.

Rui Sousa, presidente da ACB, considera que é uma forma de distinguir o trabalho realizado pelos clubes de ciclismo a nível da formação.

"Premiar o clube em vez do atleta, ou seja, o clube dos atletas que vencerem mais provas será aquele a quem será atribuído o título. É uma maneira de premiarmos quem tem escolas de ciclismo e não de contornarmos as regras".

Quanto aos jovens ciclistas dos escalões de cadetes e juniores, a direcção da Associação de Ciclismo de Bragança reuniu com os clubes e decidiram formar uma selecção para que os jovens participem nas provas de XCO no Porto e Braga.
Os custos desta participação serão suportados em conjunto pelos clubes e ACB.

“A formação de uma espécie de selecção da ACB que irá participar nas provas de XCO no Porto e em Braga, o que permitirá uma maior experiência para os atletas e evitar, ao mesmo tempo, que estes abandonem a modalidade".

No que diz respeito aos restantes escalões, Rui Sousa anunciou o fim do Open XCM e a criação da Taça da ACB.
Esta reorganização vai implicar que das sete provas existentes seis passem a pertencer à Taça ACB. Depois haverá uma prova, que este ano se vai realizar em Vinhais em Setembro ou Outubro, que ditará o campeão regional.
O modelo competitivo também sofre alterações com a extinção das meias-maratonas.

“Só haverá maratonas. Embora se mantenha a promoção, um percurso mais pequeno para os cadetes, juniores, senhoras e masters 60”.

A primeira prova da Taça de XCM da ACB está marcada para o dia 26 de Março. Trata-se do BTT Azibo e vai realizar-se em Macedo de Cavaleiros.
Recordamos que Rui Sousa foi eleito para o cargo de presidente da ACB em Dezembro passado e tomou posse no dia 6 de Janeiro, anunciando já algumas alterações no calendário de provas da associação.

 

Jornalista: 
Susana Madureira