Novo lar vai nascer em Mogadouro

PUB.

Qui, 05/11/2009 - 11:54


A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro vai investir 1,6 milhões de euros em mais um lar, que facilitará a integração de praticamente metade da lista de espera de todo este concelho do planalto mirandês.

A candidatura, apresentada em Março deste ano ao POPH (Programa Operacional do Potencial Humano), foi aprovada, o que garante o financiamento de 900 mil euros.

Neste momento, os números do concelho de Mogadouro estão abaixo da cobertura razoável para os pedidos que batem porta da Santa Casa da Misericórdia.

O provedor João Henriques garante que a lista de espera é grande e que chega a haver situações constrangedoras.

 “Temos permanentemente um lista de espera muito grande para entrada, com situações muito complicadas, que nos constrange quando temos de escolher a entrada do senhor A em detrimento do senhor B.”

O Lar de São João de Deus, com 80 utentes e o lar de Bruçó, com 13, no concelho de Mogadouro não conseguem dar resposta a todos os pedidos que chegam à Santa Casa da Misericórdia. Por isso mesmo, a instituição trabalhou nesta candidatura a um novo lar, a situar na vila de Mogadouro, num terreno cedido pela Câmara Municipal.

“Aqui na vila é com um terreno disponibilizado pela câmara municipal.”

A concretização de mais este lar, a juntar às obras de remodelação do actual, representará um passo largo para o aumento de resposta do concelho de Mogadouro à terceira idade.

Escrito por CIR

A obra deve avançar já nos primeiros meses de 2010 e tem um prazo de execução de ano e meio.