Novo disco de Sérgio Mendes chega este mês aos escaparates

PUB.

Qua, 05/05/2010 - 00:08


 

Desde que lançou, com o grupo Brasil 66, a sua versão de "Mas Que Nada", de Jorge Ben, Sérgio Mendes estabeleceu-se como um nome incontornável da música brasileira e da sua projecção no mercado norte-americano. Nomes tão diferentes como Cannonball Adderley, Herp Albert, Stevie Wonder ou Black Eyed Peas já colaboraram e gravaram com ele ao longo de mais de quatro décadas. E é de um novíssimo álbum, "Bom Tempo" deste produtor, pianista, chefe de orquestra e compositor, que se fala aqui: mais uma viagem fabulosa de Sérgio Mendes pela inspiração e a frescura dadas pelas linguagens da música brasileira que ele também ajudou a criar. "Bom Tempo" é a celebração de um dia de Verão!

"Esta é música para o bom tempo", diz este brasileiro radicado nos Estados Unidos. "E tem tudo a ver com os bons tempos: seja o bom tempo meteorológico, sejam os bons tempos - ritmos - musicais. É um álbum acerca da variedade, alegria e sensualidade da música brasileira - canções que já tinha gravado e outras que eu nunca tinha tocado -, interpretada por músicos brasileiros e norte-americanos".

"Bom Tempo" inclui canções dos melhores compositores brasileiros de sempre (António Carlos Jobim, Gilberto Gil, João Donato, Carlinhos Brown, Jorge Benjor, Milton Nascimento e Moacir Santos) e uma canção do seu velho amigo Stevie Wonder, que foi composta para Sérgio Mendes em 1977, "The Real Thing" (anteriormente gravada no álbum de Sérgio Mendes e The New Brasil '77).

E enquanto muitos dos colaboradores de há muito tempo de Mendes estão presentes no novo álbum - os bateristas Mike Shapiro e Vinnie Colaiuta, os baixistas Nathan Watts e Alphonso Johnson, os guitarristas Paul Jackson Jr. e Kleber Jorge, o percussionista Gibi, a vocalista Gracinha Leporace (mulher de Sérgio Mendes) e o compositor, arranjador e cantor Carlinhos Brown, que com ele colaborou no álbum de sucesso "Brasileiro" - em "Bom Tempo" também há novos e importantes colaboradores.

O mais importante é Milton Nascimento, que contribui com a sua canção "Caxanga", onde também canta o refrão no seu estilo muito particular e toca guitarra. Outros músicos extraordinários presentes no disco são Seu Jorge, um dos mais prometedores cantores brasileiros, que aparece em duas canções, "Maracatu Atómico" e "Maracatu Nation of Love"; as jovens e talentosas cantoras Katie Hampton e Nayanna Holley; e a brilhante secção de sopros de Andrew Lippman e Bill Churchville, com arranjos do seu colega Scott Mayo. O proeminente guitarrista Jack Majdecki também se juntou a Mendes neste projecto, assim como o versátil designer do ritmo Mika Mutti e ainda H2O, um rapper de Oakland, Califórnia.

«Magalenha» é o single de avanço de um disco que chega às lojas dia 24 de Maio.