Novas respostas sociais para pessoas com deficiência

PUB.

Ter, 17/12/2013 - 10:16


Bragança vai ter ainda este mês mais três respostas sociais para pessoas portadoras de deficiência. O projecto é do Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires e contempla a abertura de um Lar Residencial, um Centro de Actividades Ocupacionais e Residências Autónomas.  

O vice-presidente da instituição, Jorge Teixeira, diz que estes equipamentos vão permitir dar resposta a pessoas com necessidades especiais, que até agora não têm acompanhamento.
“O estudo que a rede social fez indica que ainda há um grande número de utentes que necessitam de apoio. Embora haja alguma oferta está a descoberto uma percentagem muito elevada de pessoas portadoras de deficiência e isso levou-nos a enveredar por este tipo de resposta social”, realça Jorge Teixeira.
Estas três respostas sociais vão ter capacidade para 77 utentes. A coordenadora do Contrato Local de Desenvolvimento Social dos Santos Mártires, Carla Pires, assegura que estas valências estão adaptadas para pessoas com diferentes graus de deficiência.
“O Lar Residencial é destinado àquelas pessoas com menor capacidade de viver e gerir o seu dia-a-dia e que precisam de um apoio mais completo. Vão ter apoio por terapeutas da fala, psicólogos, fisioterapeutas, e vão ser trabalhados diferentes ateliers, sobretudo na área das artes. No Centro de Actividades Ocupacionais vão tem a oportunidade de participar em diversos ateliers e receber formação. As Residências Autónomas, com capacidade para 13 pessoas, destinam-se a pessoas que embora sejam portadoras de deficiência têm autonomia para fazer o seu dia-a-dia e necessitam, apenas, de algum acompanhamento”, explica Carla Pires.
Este projecto representa um investimento de cerca de um milhão e 700 mil euros, comparticipados pela Segurança Social, no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano – POPH.
As inscrições estão abertas para pessoas portadoras de deficiência maiores de 16 anos.

Escrito por Brigantia