Nova linha no Tua pode ser mais cara que barragem

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Qui, 19/02/2009 - 10:30


A construção de uma nova via-férrea no Tua pode custar entre 30 e 300 milhões de euros.O investimento pode por isso ser superior à própria construção da barragem.As contas são feitas por vários especialistas ouvidos pelo Jornal Público.   

A EDP diz que uma nova linha ferroviária no Tua, ao nível da quota da barragem que quer construir, custaria 150 milhões de euros. O custo da albufeira está estimado em 200 milhões de euros. A REFER não quis dizer ao jornal diário quanto custaria uma variante à Linha do Tua, porque não seria "oportuno" falar do assunto.Mas dois técnicos da empresa aceitaram falar sob anonimato. Um estimou em 90 milhões de euros a construção de uma via estreita de 31 quilómetros com travessas de betão e carril de 54 quilos por metro, com sinalização electrónica, contenções geotécnicas, muros de suporte e edifícios para passageiros. Metade desse valor, porém, seria gasto para vencer um desnível de 200 metros entre a estação do Tua e a cota da barragem, o que poderia implicar um sinuoso traçado de oito quilómetros. Outro falou em 40 milhões de euros, tendo em conta que uma via estreita se adapta bem ao terreno e que a própria EDP terá de fazer vários caminhos de acesso à barragem durante as obras, alguns dos quais poderão ser aproveitados para neles se instalar os carris. Um terceiro quadro da REFER referiu que uma solução técnica possível para os primeiros quilómetros da variante seria um caminho-de-ferro de cremalheira, no qual os comboios têm uma roda dentada que "agarra" um trilho situado no meio dos carris. Um valor bem mais elevado - entre 275 e 300 milhões de euros - é apresentado por Manuel Tão, investigador em Economia de Transportes.Mas neste caso a proposta é mais ousada, pois este especialista sugere uma linha de via larga com parâmetros de velocidade entre os 100 e 120 km/hora que fariam diminuir o tempo de viagem entre Mirandela e o Tua de uma hora e meia para 30 ou 40 minutos.Sugere um túnel entre a estação do Tua e a zona planáltica, a partir da qual a linha seguiria até Abreiro retomando o traçado actual. 

Esta proposta poderia permitir o prolongamento da linha de Mirandela até Bragança e daí a Puebla de Sanabria, onde está prevista uma estação do TGV que ligará a Galiza a França, Madrid e Barcelona.

Escrito por Brigantia