Sex, 13/11/2009 - 11:09
O objectivo do certame, que já vai na sua sétima edição, é dar a conhecer a excelência daquele que é talvez o principal produto da região.
“Vamos aproveitar a feira para apresentar um produto novo, o doce ou compota de castanha, que já vai estar lá à venda. Estas feiras são para isso, divulgar os novos produtos e dar a conhecer a excelência da castanha.”
Paulo Silva, técnico da Câmara, ligado à Cooperativa Soutos os Cavaleiros, adianta que este está a ser um ano mais complicado, com um calibre menor e também com menos procura, embora haja sempre os clientes fiéis.
“Tem sido mais complicado do que os restantes. A castanha saiu com calibre menor e há menos procura. Mas temos mantido clientes fiéis e conquistado novos mercados, em França.”
A castanha tem um peso significativo na economia do concelho de Macedo de Cavaleiros, principalmente nas três freguesias mais produtoras: Corujas, Lamas e Podence.
No primeiro dia da 7ª edição da Feira da Castanha e Outros Produtos da Terra, em Lamas, Macedo de Cavaleiros, decorre o 2º Encontro de desenvolvimento local, há o concurso da castanha, no domingo e ainda o tradicional magusto popular.
Escrito por CIR