Nélson Sousa e Joana Barbosa vencem Maratona Medieval de BTT

PUB.

Seg, 13/08/2012 - 01:44


125 praticantes de BTT participaram, este domingo, na I Maratona Medieval, em Bragança, e meia-maratona de BTT  a cargo da Team Giant. Os participantes vieram de vários pontos do país e até mesmo dos Açores.

Fernando Gomes, presidente da Team Giant, confessa que o evento superou as expectativas:
“Para nós superou as expectativas. Estamos no mês de agosto, foi a primeira vez que realizamos a maratona e só tínhamos pensado em 100 atletas”.
O percurso agradou sobretudo aos participantes da meia-maratona. “Está a ser muito divertido, vim apadrinhar a estreia no BTT de um familiar e está a ser divertido”, referiu José Carneiro. A organização foi bastante aplaudida. “Está muito bem organizado, um passeio bonito e não considero que esteja a ser difícil”, disse Rui Linhares.
Há quem aproveite a prova para visitar a família. “Sou de Portalegre e vivo no Porto. Tenho família aqui na região e o percurso é excelente”, acrescentou Henrique Caetano.
Nélson Sousa, de Barcelos, venceu a maratona e foi a terceira vez que participou em Bragança numa prova de BTT. Nélson tem 26 anos e desde os 14 que pratica a modalidade.
Para Nélson Sousa foi uma vitória difícil:
“Foi muito difícil. O dia está quente e o percurso é diferente daquele a que estou habituado. O terreno é mais seco e com muitas pedras, mas foi divertido”.
Em femininos, Joana Barbosa, da Póvoa de Varzim, subiu ao primeiro lugar do pódio. A vencedora teve algumas dificuldades já que encontrou um percurso difícil:
“O percurso era bastante duro, o calor era muito. Subi muito, foi cansativo mas estou feliz por esta vitória”.
O objectivo era mobilizar a cidade e trazer pessoas de outros pontos do país. Depois do sucesso da edição de estreia a maratona de BTT vai regressar em 2013. A garantia é de Fernando Gomes:
“No próximo ano vamos ter a II Maratona Medieval de BTT”.
O vencedor da prova, quer em masculinos quer em femininos, levou para casa um cheque de 400 euros.

Escrito por Brigantia