Município de Vinhais quer estudos sobre as doenças do castanheiro para minimizar quebras

PUB.

Seg, 18/03/2024 - 09:01


O município de Vinhais quer que sejam feitos estudos para combater as doenças do castanheiro

A septoriose, o cancro do castanheiro e a vespa da galha do castanheiro têm vindo a provocar quebras significativas na produção da castanha e até têm afectado a qualidade do fruto. Por isso, a câmara decidiu reunir com várias entidades de modo a encontrar soluções para que nas próximas campanhas os prejuízos sejam minimizados. O autarca, Luís Fernandes, adianta que primeiro vão ter que ser feitos estudos. “É preciso fazer estudos mais aprofundados para ver quais os tratamentos adequados e até certificados para fazer”.

E para isso, o município reclama financiamento à Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte, que tem agora Direcção regional de Agricultura e Pescas do Norte. “É preciso arranjar forma de abrir até avisos específicos para esta área do castanheiro, quer para a investigação, quer para o tratamento das doenças que vão surgindo. Para estes tratamentos é necessário haver estudos perfeitos para encontrar soluções. É necessário, por parte das entidades, neste caso da CCDR-N, que são eles que, dentro do quadro comunitário ou noutras gavetas, podem arranjar financiamento, perceberem esta realidade e tentar ajudar”.

Num ano bom, a castanha movimenta 15 milhões de euros em Vinhais. No entanto, a septoriose provocou quebras de 80% no ano passado e a seca quebras de 90% no ano anterior. Além de medidas de combate às doenças, o município quer ainda que os produtores de castanha tomem medidas preventivas. “Até mesmo para ter aqui informação para prestar aos agricultores, produtores de castanha, no sentido de criar algumas medidas de boas práticas, que devam tomar”.

Uma vez que é o sector mais importante para o concelho, o município reuniu, na semana passada, com o Politécnico de Bragança, responsável pelos estudos que têm sido feitos na fileira, com o representante da Agricultura da CCDR-N e com a Arborea, Associação Agro-florestal da Terra Fria Transmontana. O objectivo foi definir estratégias para combater as doenças do castanheiro.

O município aguarda ainda que o novo Governo tome posse para que reunir com o Ministério da Agricultura de modo a transmitir as preocupações ligadas ao sector da castanha.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais