Município de Vinhais aumentou o valor de Bolsas de Estudo aos alunos do Ensino Superior

PUB.

Ter, 11/02/2025 - 09:47


As bolsas aos estudantes do Ensino Superior passaram dos 700 para os mil euros, tendo em atenção o aumento do custo de vida

O município de Vinhais aumentou o valor das bolsas de estudo atribuídas aos alunos do concelho que frequentam o Ensino Superior. Agora, o valor máximo da bolsa é de mil euros.

Segundo o presidente da câmara municipal, Luís Fernandes, a subida, de 300 euros, foi feita para ajudar as famílias, já que os custos com os estudos têm vindo a aumentar, sobretudo no que toca ao alojamento.

“Tendo em conta o contexto mais difícil, digamos assim, em termos económicos para as famílias, uma vez que o custo do arrendamento de quartos e das deslocações tem vindo a aumentar, decidimos reforçar esse apoio. Este valor já está a ser atribuído neste ano, relativamente ao presente ano letivo, ou seja, antes de setembro”, explicou

Neste momento, a câmara municipal atribui 40 bolsas. Luís Fernandes assume que, neste momento, o município preferiu aumentar o valor das bolsas e não o número das que são concedidas, já que as inscrições também não têm ido muito além das 40. “Entendemos que agora era mais benéfico em vez de aumentar o número de bolsas, aumentar o apoio financeiro a cada uma delas”, disse.

O aumento também se reflete nas bolsas de estudo por mérito académico.

“Temos cinco bolsas de mérito, tendo em atenção os melhores alunos. O valor do apoio também aumentou, passou também de 700 euros para 1.000, e tem a ver com premiar os cinco melhores alunos, também como uma forma de servir de motivação para eles estudarem mais e serem mais valorizados”, rematou.

As bolsas aos estudantes do Ensino Superior passaram, em Vinhais, dos 700 para os mil euros, tendo em atenção o aumento do custo de vida. O valor das bolsas varia consoante o rendimento dos agregados familiares.

Escrito por Brigantia 

 

Jornalista: 
Carina Alves