Sex, 22/01/2010 - 12:31
Mas Daniel Conde, daquele movimento, não entende porque razão aquele percurso continua sem reabrir já que não será sequer inundado pela barragem de Foz-Tua
“É absolutamente incompreensível e imperdoável que esteja fechada desde Agosto de 2008” refere, pois “sempre se soube que aquele troço não vai ficar inutilizado por isso de que é que a REFER está à espera para modernizar esta linha?”
“As populações desde o Cachão até à Brunheda estão muito mal servidas com o serviço de táxi porque ainda há dias um passageiro teve de ir na mala” denuncia.
Por outro lado, o Movimento Cívico da linha do Tua manifesta satisfação pelo desfecho do caso “Carril Dourado”, em que o Supremo Tribunal de Justiça condenou a empresa O2, de Manuel Godinho, ao pagamento de uma indemnização de mais de 100 mil euros, à REFER por furto de carris na Linha do Tua.
No entanto, Daniel Conde considera que a REFER deverá encaminhar essa verba para a modernização da linha do Tua, por exemplo na requalificação de estações para maior conforto para os passageiros.
“Se os carris foram roubados da Linha do Tua esta indemnização tem de ser aplicada na Linha do Tua até porque ela precisa de obras urgentemente pelo menos entre o cachão e Brunheda” afirma.
O Movimento Cívico da Linha do Tua entende ainda que é grave ignorar que aquela via-férrea constituirá um eixo estruturante de desenvolvimento de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Para além disso, considera que o seu serviço público às populações, à indústria e ao turismo, num cenário de ligação à Alta Velocidade, voos “low cost”, e ao Douro Vinhateiro, são preciosos para o desenvolvimento regional e nacional.
Escrito por CIR