Mirandela em alerta por causa da subida do caudal do rio Tua

PUB.

Qua, 30/12/2009 - 12:29


Um desabamento de pedras na EN315, em Vale de Juncal, Mirandela, ontem à noite, obrigou ao corte na circulação durante algum tempo naquela estrada que liga Mirandela a Rebordelo. Já ontem à noite, foi possível retirar parte dos pedregulhos para permitir a circulação alternada, em apenas uma das faixas, mas uma pedra de enormes dimensões só começou a ser retirada esta manhã.  

“Já está a ser removido o entulho que obstruiu a estrada no sentido Mirandela-Rebordelo” refere o coordenador da protecção civil municipal de Mirandela adiantando que o pedregulho tem “cerca de seis toneladas, no mínimo. Foi uma trincheira que ruiu”.

 

Entretanto, a chuva que tem caído nos últimos dias já provocou vários aluimentos de terras no concelho, mas sem grandes danos.

“Já tivemos outros deslizamentos, inclusive muros que ruíram” afirma Marcelo Lago, acrescentando que “uma casa semi-abandonada acabou por ruir ontem em Lamas de Orelhão”.

 

O caudal do rio Tua também tem vindo a aumentar nos últimos dias e caso se mantenha a previsão de precipitação, Marcelo Lago admite que algumas garagens e habitações da zona ribeirinha da cidade, a montante da ponte açude, possam vir a ser afectadas.

“As comportas do rio estão todas abertas agora só resta esperar pelo tempo que aí vem” refere, salientando que “ontem às quatro da manhã a água estava a entrar no parque de estacionamento, mas depois parou de chover e o nível da agia baixou novamente”. Mas as autoridades alertam que “se continuar a chover como está previsto terá de haver alguns cuidados com garagens e carros estacionados no parque, pois a montante também pode chover muito e depois a água vem toda a parar a Mirandela” conclui.

Escrito por CIR