PUB.

Ministro do Ensino Superior promete ajudar o IPB com a questão dos vistos "mas lembra que há regras"

PUB.

Sex, 13/10/2017 - 16:28


O ministro do ensino superior compromete-se a ajudar o Instituto Politécnico de Bragança a ultrapassar as dificuldades na aprovação dos vistos de estudantes estrangeiros que querem estudar na instituição, mas recorda que há regras que têm de ser cumpridas num processo que é complexo e envolve vários ministérios. Manuel Heitor disse ontem em Bragança que está a trabalhar junta das instituições responsáveis para que colaborem no processo.

“Obviamente que temos tentado ajudar que as embaixadas e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) facilitem a vinda de estudantes para Portugal, todos queremos esse objectivo. Mas todos sabemos que há regras. Há movimentos e muitos esquemas de imigração que, até às vezes, ultrapassam os limites da legalidade e, por isso, são processos complexos que têm as suas próprias regras”, referiu.

O ministro garante que valoriza a relação do IPB com os países lusófonos e mostra-se sensível a esta questão.

Manuel Heitor diz que não conhece as razões das dificuldades em conseguir a aprovação de autorização de residências, mas fala em maior cuidado de averiguação de requisitos dos candidatos a vistos.

Segundo o jornal PÚBLICO, que cita dados fornecidos pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, o politécnico de Bragança recebeu um total de 650 pedidos de visto de estudantes de todas as nacionalidades. Para alunos de Cabo Verde foram até ao momento aprovados 30. Escrito por Brigantia.