Ministro da Cultura quer rede com autarquias do distrito de Bragança

PUB.

Ter, 19/05/2009 - 08:11


Uma rede entre os municípios do distrito de Bragança, o ministério da Cultura e os diversos equipamentos culturais. Foi esta a principal conclusão de uma reunião que ontem de manhã juntou no Governo Civil representantes dos 12 município do distrito e o ministro da Cultura.  

“Aquilo que acordámos foi estabelecer uma relação permanente, contactos permanentes através de representantes do ministério da Cultura e dos municípios daqui”, começou por revelar José António Pinto Ribeiro. Para além disso, deste encontro saiu também a vontade de “fazer um inventário dos equipamentos que existem, da sua utilização e daquilo que se pode fazer mais para os gerir mais eficazmente, para trazer mais público, envolver mais pessoas daqui e qualificar as pessoas através deles”. 

Sobre o museu das Terras de Miranda, José Pinto Ribeiro reafirmou a garantia de ser lançado o concurso para o financiamento da obra ainda este ano.

 

“Uma coisa é lançar o projecto e outra é concluí-lo. Aquilo que se pensa é que será candidatado a tempo, ainda este ano, e nessa altura será conseguido o financiamento para o fazer.”

 

Pedro Mora, vice-presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta e responsável pelo pelouro da cultura daquela autarquia, revelou algumas das propostas do ministro e pediu um maior empenho do Governo para dar o melhor uso aos recursos disponíveis.

 

“Os projectos que o ministro da Cultura nos apresentou centram-se em três áreas: língua, trabalhar em rede e desenvolver as escolas criativas de arte.” Do lado dos autarcas houve a garantia de que “muita coisa tem sido feita” mas “é fundamental que haja mais empenho por parte do Governo e que a cultura seja facilitada a todos”. Por isso, “trabalhar em rede vai ser fundamental para diminuir os gastos e os custos e maximizar toda a cultura que os municípios podem disponibilizar”, disse Pedro Mora.

“Houve ainda outra parte sobre o património edificado em que é necessário, com urgência, que se desenvolvam uma série de programas para melhorar uma série de edifícios, como templos religiosos, altares”, concluiu.

 

O ministro da Cultura reuniu ontem, em Bragança, com os autarcas do distrito para levar mais público aos espectáculos culturais.

 Escrito por Brigantia