Menos casos de crianças em risco no distrito de Bragança

PUB.

Qui, 31/03/2011 - 09:16


  Em 2010 diminuiu o número de denúncias que chegaram às mãos das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) no distrito de Bragança.

De 287 novos casos registados em 2009, passou-se para as 201 denúncias em 2010, o que corresponde a um decréscimo de quase 30 por cento.

Números conhecidos esta quarta-feira, em Bragança, numa reunião entre as comissões de todo o distrito e a Secretária de Estado da Reabilitação.

O presidente da Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco explica esta descida com o trabalho feito no terreno.

“As entidades de base estão a actuar logo de início e de forma mais adequada” refere Armando Leandro, acrescentando que “por outro lado, há uma maior consciencialização das pessoas o que significa que a sociedade está muito mais atenta às situações e à prevenção”.

Neste encontro estiveram presentes as diversas CCPJ’s do distrito, uma por concelho, e vários jovens institucionalizados que, contudo, recusaram prestar declarações.

Mesmo assim, a Secretária de Estado considera positivo o encontro, sobretudo por ter tido contacto directo com as queixas dos jovens.

“Andámos durante muitos anos a trabalhar para os jovens mas sem eles quando eles têm muitos conselhos para nos dar. Por isso esta conversa foi importante pois vimos como as pessoas que trabalham para eles ficaram tocadas com aquilo que nos deixaram” afirma Idália Serrão. “Em primeiro lugar não devemos separar irmãos quando há necessidade de recorrer a uma medida de acolhimento institucional e depois não quebrar o contacto com as famílias” aponta a governante como exemplos dados pelos jovens.

Em todo o país são investidos 3,4 milhões de euros transferidos, por dia, para as instituições particulares de solidariedade social.

Por isso, Idália Serrão defende a necessidade de haver uma melhor gestão dos recursos.

“Traduz-se não só em respostas sociais para as pessoas mas em recursos humanos qualificados que estão nos territórios e que nós devemos pôr ao serviço de quem necessita deles” refere.

A Secretária de Estado garante ainda que, apesar de o Governo se ter demitido, a reunião desta quarta-feira vai servir para melhorar a respostas às crianças em risco.

“Independentemente de haver um Governo demissionário, há homens e mulheres que têm responsabilidades e que as assumem no exercício das suas funções” garante.

Prevenir e gerir melhor os recursos são as prioridades das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em risco do distrito de Bragança.

Escrito por Brigantia