PUB.

Material eléctrico furtado em Bragança causou prejuízos de 170 mil euros

PUB.

Sex, 29/11/2019 - 11:04


Nos últimos meses foi furtado material eléctrico em Bragança que causou prejuízos de 170 mil euros.

Uma das ocorrências registou-se na nova zona industrial da cidade, que já foi inaugurada mas ainda não tem empresas instaladas, e a câmara já está a repor o material levado. Segundo o presidente do município, Hernâni Dias, para esse efeito tiveram de ser investidos 70 mil euros.

“Nós estamos agora na fase de escrituração dos lotes e as empresas têm vindo também a sentir esse problema, porque nós não queríamos estar a fazer a escrituração dos lotes sem que tenhamos garantidas as condições para as empresas irem para lá e isso obriga-nos a repor e refazer os postos de transformação. Estamos já na fase final para podermos executar a obra”, explicou o autarca.

Outro dos casos foi o roubo de cabos eléctrios em Montesinho junto à barragem.

“Um investimento que também tivemos que fazer e proceder ao enterramento das infra-estruturas e foi uma intervenção na ordem dos 100 mil euros”, referiu Hernâni Dias.

Os esclarecimentos foram prestados na última Assembleia Municipal, quando questionado sobre o calendário de instalação de empresas na nova zona industrial inaugurada em Junho do ano passado.

Na assembleia foi também apresentada uma moção da CDU para a valorização do Parque Natural de Montesinho. Segundo Fátima Bento, deputada municipal da coligação, o objectivo é pedir mais meios, depois de anos de desinvestimento na área protegida.

A proposta foi aprovada por unanimidade pela assembleia Municipal de Bragança.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro