Manuel Cabral apontado ao IVDP

PUB.

Qua, 09/11/2011 - 11:32


O Director Municipal do Serviço da Presidência da Câmara do Porto, Manuel Cabral, deverá ser o próximo presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

Apesar de o Ministério da Agricultura não o confirmar, nos bastidores durienses tem sido o principal nome apontado ao cargo, para suceder a Luciano Vilhena Pereira, Mesmo que seja o preferido do ministério de Assunção Cristas, a nomeação de Manuel Cabral ainda tem de se submeter a consulta do Conselho Interprofissional do IVDP.E não foi isso que aconteceu na reunião de ontem daquele órgão, realizada no Porto.

 

O vice-presidente, António Saraiva, salienta, no entanto, que o Conselho está preocupado com o facto de o Ministério da Agricultura ainda não ter nomeado o novo presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

É que o anterior, Luciano Vilhena Pereira, já foi exonerado no final de Agosto:

 

“Saiu uma deliberação, em que os conselheiros manifestaram a preocupação da situação em que tem vivido o IVDP desde 29 de Agosto, porque vive sem uma delegação expressa de competências no seu vice-presidente e gera enormes dificuldades administrativas e financeiras.”

O também presidente da Associação de Empresas de Vinho do Porto, António Saraiva revela ainda que ontem seguiu para a ministra da Agricultura, um email do Conselho Interprofissional que lhe solicita uma reunião “urgente” com os dois vice-presidentes: António Saraiva e Manuel António Santos (presidente da Casa do Douro). Não só para discutir a presidência do IVDP mas também para analisar uma proposta do Conselho que deliberou por unanimidade transformar o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto em associação privada de utilidade pública com carácter interprofissional:

“Já tínhamos uma deliberação anterior que foi entregue em mãos ao Secretário de Estado, que delibera por consenso interprofissional que o IVDP seja transformado numa associação privada de utilidade pública”, explicou, dizendo que já seguiu um pedido de reunião urgente.

Agora fica a faltar o agendamento da reunião por parte de Assunção Cristas. Uma reunião que os vice-presidentes do Conselho Interprofissional do IVDP vão aproveitar para reclamar a nomeação urgente da nova direcção do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

Escrito por CIR