Mais de 30 casas sociais requalificadas em Mogadouro

PUB.

Qui, 26/01/2023 - 09:01


Acaba de ser inaugurada a empreitada de requalificação do antigo Bairro do Fundo do Fomento da Habitação, em Mogadouro

A obra para recuperar 32 casas sociais custou três milhões de euros.

O projecto da autarquia permitiu requalificar este bairro, que foi construído em 1980, em que os sinais de degradação já eram muito notórios.

Segundo o presidente da câmara, António Pimentel, as famílias que ali residem ficam agora com as condições condignas de habitabilidade.

“Um investimento que nos permitiu reconstruir das 42 casas existentes, 32, satisfazendo famílias carenciadas, beneficiando toda a zona envolvente, como jardim, parque infantil e bons acessos”, referiu.

A obra era há muito ambicionada, sendo que já começou no mandato anterior, em que o socialista Francisco Guimarães presidia o executivo.

Neste momento, há já metade das casas ocupadas. As outras casas estão à espera de receber moradores.

“Terminou agora um concurso para atribuir as casas que faltam que são 16, contudo só três pessoas apresentaram a documentação exigida, por isso iremos fazer a atribuição dessas três casas e abrir novo concurso para as restantes”, disse.

A câmara está ainda a dar seguimento a outro projecto para responder a mais necessidades no âmbito de haver mais pessoas a viver em condições menos condignas.

“Estamos a desenvolver um programa de recuperação de casas degradadas e pessoas que vivem em más condições no concelho, são mais 32 habitações, financiadas a 100% pelo PRR. Já temos as primeiras em construção, estamos a tratar da legalização das restantes para poder adjudicar as obras”, explicou.

Duas das habitações são destinadas a pessoas com mobilidade reduzida, tendo sido já entregues.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves