Maioria das jovens com 13 anos já foi vacinada contra o vírus do Papiloma Humano

PUB.

Ter, 10/02/2009 - 09:57


A maioria das jovens do distrito de Bragança com 13 anos já foi vacinada contra o vírus do papiloma humano. O plano de vacinação quer abranger as raparigas de 18 anos.

88% das jovens do distrito de Bragança nascidas em 1995 já foram vacinadas para prevenir infecções por Vírus do Papiloma Humano e a incidência do cancro do colo do útero.

A vacina ficou disponível em todos os centros de saúde em Outubro de 2008 e até ao final do ano foram vacinadas 516 jovens com 13 anos.

Ficaram por vacinar 90 raparigas que estão inscritas nos centros de saúde e abrangidas no Plano Nacional de Vacinação.

Números de levam a sub-região de saúde de Bragança a fazer um balanço positivo do arranque da vacinação contra o cancro do colo do útero.

 

Berta Nunes, a coordenadora revela a forma como vão tentar chegar à franja de adolescentes que ainda não tomou a vacina. “Nós temos as inscrições de todas as jovens e quando não vêm tentamos convocá-las”, explica.

 

Para este ano de 2009 há que vacinar o dobro de jovens.

É que para além das que nasceram em 1996 está também a decorrer uma campanha para tentar chegar às raparigas de 18 anos. “Temos de vacinar 645 que nasceram em 1996 e algumas que nasceram antes”, afirma a coordenadora da sub-região de saúde de Bragança.

 

Berta Nunes explica ainda a importância desta vacinação. “Faz a prevenção das infecções pelo vírus do Papiloma Humano e diminuir a incidência do cancro do colo do útero que é um dos que mais mata em Portugal”, explica a responsável.

  Só durante o mês de Janeiro já foram administradas 784 vacinas GARDASIL nos centros de saúde de Bragança.Escrito por Brigantia