Maio do próximo ano é a nova data para o arranque da mobilidade do Tua

PUB.

Qua, 10/07/2019 - 17:30


1 de Maio de 2020 é a nova data anunciada pela presidente da câmara de Mirandela para a conclusão das obras na linha do Tua para que arranque em definitivo o plano de mobilidade entre o Tua e Mirandela.

Júlia Rodrigues revelou, na última Assembleia Municipal, que será a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua a executar as obras, mas ao contrário do que tinha avançado, há cerca de um mês, que o prazo para a conclusão das obras seria o final deste ano, agora a calendarização é outra.

“A Agência Regional Vale do Tua vai ser responsável pela realização das obras, estabilização de taludes, queda de blocos e vai ser responsável pela execução das intervenções. Obviamente depois de executado o trabalho, o operador mantém o interesse na operação, quer da parte de barco, quer depois da Brunheda a Mirandela a fazer a ligação ferroviária, vai assumir na mesma a mobilidade quotidiana e turístico e, portanto, vai ser a agência que até 1 de Maio de 2020 trabalhará no canal ferroviário para que seja disponibilizado aos nossos visitantes e aos turistas que vão chegar a Mirandela”, adiantou a autarca.

Vale a pena lembrar que, no passado mês de Fevereiro, depois de mais de três anos de avanços e recuos, foram assinados, em Vila Flor, os contratos das obras que falta fazer na via-férrea para garantirem que o comboio voltasse a apitar na linha do Tua, em Agosto.

Só que dias depois surgiram contrariedades relacionadas com a responsabilidade da execução dos trabalhos e Mário Ferreira, da empresa Mystic Tua, que vai operacionalizar o plano de mobilidade, disse que não fazia mais obras no vale e que teriam de ser assumidas pela Agência.

Agora, a autarca de Mirandela, revela que a Agência - que engloba o seu município e ainda Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Murça e Alijó – vai ser a responsável pela execução das obras na linha e aponta para maio do próximo ano a sua conclusão. Escrito por Terra Quente (CIR).