PUB.

Lucinda Moreiras e Pedro Rodrigues vencem I Zoelae Trail

PUB.

Seg, 14/08/2017 - 00:02


Lucinda Moreiras, em femininos, e Pedro Rodrigues, em masculinos, foram os vencedores da I edição do Zoelae Trail realizado este domingo, em Bragança.

Os dois atletas competiram no trail longo, de 25 km. Foi uma vitória tranquila da trailista dos Amigos do Campo Redondo que completou a prova em 02:08:15.
“A prova correu bem, não era muito difícil. Foi uma vitória tranquila”, afirmou.
Já Pedro Rodrigues, atleta do Clube Académico de Mogadouro, que fez o percurso em 01:52:47, confessa que sentiu algumas dificuldades pois, por norma, participa em provas mais curtas.
“O percurso não era dos mais difíceis. Eu não estou propriamente habituado a fazer 25 quilómetros, mas sabia que havia bons atletas que costumam fazer provas mais longas e como a prova era rápida podia tirar partido disso”.
O Zoelae Trail contou ainda com um percurso de 17 km e uma caminhada. Mariana Ballester, uma das embaixadoras da prova não poupou elogios à organização.
“Esteve tudo muito bem. O percurso estava bem marcado, a nível de abastecimentos tinha vários, a prova era muito bonita e recomendo a prova a toda a gente”.
A primeira edição da prova contou com cerca de 400 participantes, a maioria de fora do concelho de Bragança.
Hernâni Dias, presidente do município, acredita que em 2018 o número será ainda maior.
“Temos aqui muita gente de fora do concelho e do distrito, que serão um bom veículo de divulgação e promoção daquilo que são as potencialidades do concelho de Bragança. Já estive a conversar com muitos participantes e estou certo que vão voltar no próximo ano se voltarmos a organizar esta prova”.
O Zoelae Trail foi um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo 2017. Este foi apresentado por Lino Olmo que deixa no ar a possibilidade de, no futuro, colocar a prova no circuito nacional da modalidade.
“Esta primeira edição foi um sucesso. Penso que será para manter e quem sabe ter ainda mais participantes e fazer desta prova uma referência nacional. As bases estão lançadas e julgo que estão reunidas as condições para colocar a prova no circuito nacional”.
A I edição do Zoelae Trail partiu da aldeia de Castro de Avelãs, em Bragança, e terminou no castelo, onde decorre a Festa da História.
Mariana Ballester, José Faria, David Quelhas e a brigantina Sandra Cabral foram os embaixadores da prova, que reuniu cerca de 400 participantes.

Jornalista: 
Susana Madureira