Seg, 14/08/2017 - 00:02
Os dois atletas competiram no trail longo, de 25 km. Foi uma vitória tranquila da trailista dos Amigos do Campo Redondo que completou a prova em 02:08:15.
“A prova correu bem, não era muito difícil. Foi uma vitória tranquila”, afirmou.
Já Pedro Rodrigues, atleta do Clube Académico de Mogadouro, que fez o percurso em 01:52:47, confessa que sentiu algumas dificuldades pois, por norma, participa em provas mais curtas.
“O percurso não era dos mais difíceis. Eu não estou propriamente habituado a fazer 25 quilómetros, mas sabia que havia bons atletas que costumam fazer provas mais longas e como a prova era rápida podia tirar partido disso”.
O Zoelae Trail contou ainda com um percurso de 17 km e uma caminhada. Mariana Ballester, uma das embaixadoras da prova não poupou elogios à organização.
“Esteve tudo muito bem. O percurso estava bem marcado, a nível de abastecimentos tinha vários, a prova era muito bonita e recomendo a prova a toda a gente”.
A primeira edição da prova contou com cerca de 400 participantes, a maioria de fora do concelho de Bragança.
Hernâni Dias, presidente do município, acredita que em 2018 o número será ainda maior.
“Temos aqui muita gente de fora do concelho e do distrito, que serão um bom veículo de divulgação e promoção daquilo que são as potencialidades do concelho de Bragança. Já estive a conversar com muitos participantes e estou certo que vão voltar no próximo ano se voltarmos a organizar esta prova”.
O Zoelae Trail foi um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo 2017. Este foi apresentado por Lino Olmo que deixa no ar a possibilidade de, no futuro, colocar a prova no circuito nacional da modalidade.
“Esta primeira edição foi um sucesso. Penso que será para manter e quem sabe ter ainda mais participantes e fazer desta prova uma referência nacional. As bases estão lançadas e julgo que estão reunidas as condições para colocar a prova no circuito nacional”.
A I edição do Zoelae Trail partiu da aldeia de Castro de Avelãs, em Bragança, e terminou no castelo, onde decorre a Festa da História.
Mariana Ballester, José Faria, David Quelhas e a brigantina Sandra Cabral foram os embaixadores da prova, que reuniu cerca de 400 participantes.