Loja do Cidadão poderá ficar situada na Praça Camões

PUB.

Ter, 29/04/2008 - 09:51


A câmara de Bragança está a estudar a hipótese de colocar a Loja do Cidadão junto à Praça Camões, no centro da cidade. A autarquia adopta assim uma atitude diferente em relação a este assunto depois de já ter defendido a colocação deste serviço num edifício de raiz ao lado da Segurança Social ou do Teatro Municipal.  

O Governo Civil sempre preferiu que a Loja do Cidadão ficasse no centro da cidade apontando como exemplo precisamente a Praça Camões. Um diferendo que levou os próprios comerciantes a organizar um abaixo-assinado a reivindicar a colocação do serviço no centro da cidade.

 

Agora, a câmara de Bragança encontrou outra solução que passa por instalar a Loja do Cidadão num edifício junto à Praça Camões, propriedade de um privado que tem intenções de o requalificar. “É um edifico cuja reabilitação se vai iniciar por iniciativa de um privado, tem a dimensões em termos de área capaz de alojar a Loja do Cidadão”, explica Jorge Nunes, o presidente da câmara de Bragança que confessa que a hipótese ao lado do Teatro Municipal se revelou inviável por falta de financiamento ao nível europeu. Ainda assim, considera que a actual alternativa até é melhor do que ao lado do teatro. ”Este tipo de investimentos recorre a fundos comunitários e no âmbito dos fundos comunitários não é elegível a construção de edifícios novos para este efeito, mas sim só para adaptação, o que quer dizer que por essa via surgiu a impossibilidade de construir um edifico novo ao lado do Teatro", diz o autarca. “Não sendo possível surgiu este hipótese que me parece melhor até do que a localização ao lado do Teatro”, conclui Jorge Nunes.

  

A câmara de Bragança já apresentou esta solução à Agencia de Modernização Administrativa, que está a liderar o processo de instalação da Loja do Cidadão. Para que esta hipótese se concretize, a agencia terá ainda de se entender com o proprietário do imóvel quanto aos valores do contrato de arrendamento.