Licenciamento da obra do Hospital Duque de Bragança iniciado

PUB.

Seg, 23/02/2009 - 09:17


Foi apresentado na sexta-feira em definitivo o projecto para o futuro hospital privado de Bragança, o Nova Saúde - Hospital Duque de Bragança. O empreendimento é da responsabilidade da CESPU - Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário e prevê-se que esteja concluído já no próximo ano.

O processo de licenciamento da obra já deu entrada na Câmara Municipal de Bragança.

  

Almeida Dias, o presidente do grupo CESPU, explicou que a obra vai ter três fases distintas. Primeiro será a parte hospitalar, depois a residência geriátrica e a residência Erasmus. “Assim que podemos vamos arrancar com a construção vai depender do tempo que demora a fase de licenciamento”, adiantou Almeida Dias.

O responsável garantiu ainda que não haverá falta de profissionais para o novo hospital.

“O número de profissionais que o grupo CESPU forma em várias áreas e os que acolhemos mais tarde para fazer pós-graduações é suficiente para podermos garantir os recursos humanos aqui”, adiantou. Almeida Dias garantiu ainda que muitos médicos e profissionais de saúde são professores e que acabam por ficar “fidelizados” a estes projectos.

 

Para além disso, Almeida Dias considera “muito mais atractivo para os profissionais” o modelo de gestão integrada encontrado entre o Hospital Terra Quente, em Mirandela, e o Hospital Duque de Bragança.

 

Recorde-se que o Hospital Duque de Bragança vai cooperar com o Hospital Terra Quente, em Mirandela, cujo projecto foi apresentado também no início desta semana.

O presidente da câmara de Bragança encara a possibilidade de virem a existir duas maternidades nas cidades como um complemento, apesar de “nenhum destes ter de forma explícita uma maternidade”.

 

Jorge Nunes diz ainda que o novo hospital faz falta uma vez que há uma carência na área da saúde no concelho. Para além disso considera o projecto “um gerador de novas oportunidades de emprego para jovens qualificados e ultrapassa a escala regional”, defende.

 Hoje foi ainda assinado um protocolo entre a Nova Saúde e a Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB) ao nível dos cuidados continuados. O provedor da Santa Casa Eleutério Alves explica que “ou a SCMB construía uma unidade de cuidados intensivos de raiz ou criava uma parceria, com foi possível fazer agora com a CESPU, no sentido de construir instalações”. 

O Hospital Duque de Bragança representa um investimento de 20 milhões de euros e vai gerar a criação de 120 novos postos de trabalho.

Escrito por Brigantia